quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Bruna Entrevista: 7x06 - Gabriel Sater


Olá, olá... Tudo bom, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista aqui no blog, só que, é um dia bem especial também! Chegamos na marca de 300 entrevistas publicadas! Olha só que bacana? Eu estou bem surpresa com isso, não esperava que a coluna fosse durar tanto tempo e que eu conseguiria trazer tanta gente bacana e uma delas, é claro, é o querido Gabriel Sater, que vocês vão conferir neste exato momento. Vem comigo!

Bruna Jones: Qual foi o seu primeiro contato com a música?
Gabriel Sater: Meu primeiro contato com a música foi na barriga da minha mãe. Meu pai é músico! Nasci numa família musical abençoada, da qual tenho muito orgulho! Desde criança meu pai tocava viola pra mim, então em minha infância estive sempre rodeado de boa música!

Bruna Jones: E quando foi que você parou e pensou: “Quero seguir carreira com isso!”?
Gabriel Sater: Eu comecei a tocar por hobby aos 15 anos de idade, nas rodas de violão do colégio Dom Bosco em Campo Grande/MS. Quando voltei, aos 17 anos, do intercâmbio cultural que fiz nos EUA e tive que escolher minha profissão, eu realmente decidi que queria ser músico. Eu já vinha há uns 3 ou 4 anos maturando essa idéia e tinha dúvidas, pois convivia com muitos músicos e conhecia a realidade do mercado profissional de música. Tinha muito receio em seguir uma carreira sem ter 100% de certeza, mas quando essa certeza ‘bateu’, foi a melhor escolha que fiz em minha vida!


Bruna Jones: Quais foram os principais desafios que você encontrou no inicio da sua carreira musical?
Gabriel Sater: Os principais desafios do início da minha carreira na música foi conciliar os estudos (que no meu caso sempre foi uma carga de estudo muito pesada) com as outras atividades da profissão, como próprios shows e principalmente os shows com outros artista. No começo de minha carreira eu toquei com muitos artistas, integrando suas bandas, nos trabalhos dos mais variados estilos, dos mais tradicionais aos mais modernos. Então, encontrar esse equilíbrio entre a vida profissional e todos os estudos necessários para me aperfeiçoar e me atualizar como profissional sempre foi o mais difícil. Outra dificuldade foi lidar com a pressão de ser filho de um ícone da música, como meu pai é. Sempre houve muita desconfiança de todos em relação ao meu trabalho. Poucas pessoas acreditavam em mim.

Bruna Jones: Algumas pessoas acreditam que ser músico é só subir num palco e cantar/tocar o instrumento, mas sabemos que não é bem assim. Como é a sua preparação nos bastidores, no dia-a-dia para chegar ao resultado esperado?
Gabriel Sater: O trabalho de um músico profissional é extremamente difícil. Na minha carreira eu faço (ou participo) pessoalmente todas as etapas, desde compor, arranjar (para violão, voz e para todos os outros instrumentos que compõem as músicas), idealizar e captar projetos e eventos, ir pessoalmente às reuniões da minha agência, participar da confecção de todos os materiais gráficos para mídias, projetos e divulgações. O dia é pequeno pra fazer tantas coisas que preciso fazer. Eu preciso cuidar de toda a carga musical, a carga empresarial e ainda conciliar tudo isso com uma vida saudável, pois preciso de condições físicas para manter a minha rotina de 8h de estudos diários. Estou sempre com meu pensamento focado na constante evolução, como músico, como compositor, como produtor musical, como ator... como pessoa!

Bruna Jones: Você se inspira no trabalho de algum músico? O que te inspira?
Gabriel Sater: Sempre me inspirei no trabalho da minha família e também no trabalhos de músicos maravilhosos desse mundo afora. O violonista Paco de Lucia, o John McLaughin e o Al Di Meola fizeram um trio que mudou minha vida no começo da minha carreira. Era um trio de instrumentistas que tocavam uma música moderna, mas ainda sim com tradicionalismo envolvido, e cada um deles tinha um estilo muito pessoal de interpretar aquelas musicas. Três grandes mestres unidos em prol de uma música nova, com muito frescor... música que marcou minha vida!! Também me inspiro nos grandes músicos brasileiros, da nova geração e da velha guarda é claro. O que importa realmente pra mim é a qualidade, pode ser simples, mas tem que ter verdade naquela música. Eu também me inspiro muito no que eu vivo. Eu preciso estar perto da natureza!! Já morei dentro de centros urbanos, mas quando consegui retornar para o no meio do mato, minha vida mudou, minha produção musical mudou... minha inspiração cresceu exponencialmente. Eu traduzo em música o que eu sinto e vivo: as tristezas e as alegrias, os livros e os filmes... Tudo!


Bruna Jones: Para divulgação de trabalhos, cantores dependem dos veículos de comunicação (TV, rádio, jornais, internet...). Até que ponto esses veículos influenciam no trabalho do cantor?
Gabriel Sater: A divulgação nas mídias só ajuda. Quando se tem um trabalho de qualidade, sério e sólido, essa exposição ajuda a atingir o maior número de pessoas possíveis e isso é extremamente positivo. Essa divulgação ajuda, e muito, a consolidar o trabalho num mercado tão difícil quanto é o brasileiro, ainda mais no caso de um artista independente, como eu sou e sempre fui. Mas esses caminhos não são fáceis! Não se consegue abertura em algumas rádios e canais de TV gratuitamente. Felizmente hoje temos a internet que é mais democrática e onde também trabalho incansavelmente para que minha música tenha o maior alcance possível.

Bruna Jones: Em 2014 você fez parte do elenco de “Meu Pedacinho de Chão” da Rede Globo, sendo o seu primeiro papel como ator. Como foi que surgiu essa oportunidade?
Gabriel Sater: Essa oportunidade surgiu por meio do convite direto do diretor da novela, o Luís Fernando Carvalho, que me conheceu por indicação do Nando Rodrigues, amigo e ator do MS, e achou que eu seria perfeito para o papel. Com certeza foi um presente na minha vida, uma experiência incrível mesmo. Vou levar pra sempre no meu coração as lições que aprendi com ele (Luiz Fernando) e toda a sua equipe. Meu Pedacinho de Chão foi um projeto maravilhoso e riquíssimo, cheio de atores excelentes, que me ensinaram muito e que trago em meu coração.

Bruna Jones: Começar uma carreira na televisão é algo bem difícil e trabalhoso. Como foi para você essa transição dos palcos para as telinhas?
Gabriel Sater: Foi uma transição natural, mas também exaustiva. Tive que conciliar as gravações do meu CD Indomável com a preparação para a novela. Ficava 6 dias por semana no Rio de Janeiro na preparação e 1 dia em São Paulo gravando o CD, isso durante 3 meses seguidos, então tive que estar totalmente focado. Felizmente a equipe de produção e preparação do Luiz Fernando é muito tarimbada e profissional, e me deu um respaldo muito grande para compor o Viramundo, o que foi primordial pro meu rendimento. Toda a preparação foi muito especial e única. Todo o elenco estudava voz, consciência corporal, prosódia, além de termos palestras sobre a temática e as inspirações da novela e muitas outras aulas.


Bruna Jones: Depois deste trabalho você realizou outros na atuação, inclusive no teatro. Como é para você dividir a carreira entre a atuação e a música?
Gabriel Sater: É bem difícil me dividir entre trabalhos tão importantes e que exigem tanto foco e determinação. Por vezes tenho que abdicar um pouco da música, para focar na atuação de algum projeto específico, mas sempre retorno com força total para minha arte primeira, que é a música. Sou um aficionado por desafios, trabalho bem feito, por conhecimento, por estudo então quero continuar atuando, pois é uma arte apaixonante e muito exigente!

Bruna Jones: Você acredita que com o passar do tempo você se torna mais seguro para subir aos palcos, seja para atuar ou para fazer música?
Gabriel Sater: Quando se estuda diariamente e tem um foco no que se faz e no que se ama, e sua vontade dita o ritmo da sua vida, você acaba tendo uma bagagem muito grande, uma experiência que te fortalece e te dá condições de exercer qualquer trabalho que você se dedique a fazer. Eu nunca vou saber tudo que eu quero. Quanto mais eu estudo, mais eu percebo o quanto eu preciso estudar, sempre em busca do meu sonho e de ser o melhor que posso ser. Ao mesmo tempo, a cada show, a cada nova estréia, apesar da certeza do que estou fazendo, tenho também aquele frio na barriga, aquela adrenalina, que é emocionante e também motivador.

Bruna Jones: 2018 começando... Tem alguma novidade que você possa adiantar para a gente?
Gabriel Sater: A primeira grande novidade que eu gostaria de compartilhar é a felicidade de estrear o primeiro longa-metragem como protagonista, da minha carreira - o filme “Coração de Cowboy”-, que estará em todos os cinemas do Brasil logo mais. Assim como nos outros projetos que já participei, eu me dediquei demais para esse filme e para esse personagem, o que foi muito enriquecedor. Quero fazer muito mais cinema, pois amei a experiência. Além de produções e estréia de novos videoclipes, eu também já entrei em fase de pré produção do meu novo CD autoral, chamado “Eletricidade”. Estou mais do que empolgado em gravar esse disco este ano. Também continuo a trabalhar com meu mais novo show, o Baile Indomável, que estreou em meados de 2017, e que já levei à várias cidades no Brasil. Adoro esse show, pois é versátil. Nele mostro meu lado compositor, mas também a vertente intérprete e arranjador, pois apresento novos arranjos para grandes clássicos do cancioneiro e de grande compositores brasileiros. Espero em breve registrar esse show em DVD.


E ai? Bacana, né? E ele ainda deixou um recadinho pra gente, olha só: "Quero mandar um grande abraço para todos os meus fãs, as pessoas que me acompanham nas redes sociais e nos shows Brasil afora. O carinho de todos vocês é primordial pra mim. Meu trabalho é pra vocês, pois eu dedico cada dia da minha vida a fazer músicas que emocionem vocês. Estão todos convidados aos meu shows e para depois do show ir ao camarim me dar um abraço, trocar uma idéia. Eu adoro receber as pessoas e saber diretamente delas o que ela achou do show, das músicas. Adoro sentir o carinho e energia de vocês pessoalmente. Agradeço muito o carinho e tempo que as pessoas dedicam ao meu trabalho, me mandando mensagens, ouvindo minhas músicas nas redes... Um grande abraço mesmo. Sou muito grato por ter vocês ao meu lado!!" 

E para quem quiser entrar em contato, ele avisa... "O contato do escritório para show, eventos e mídias é o seguinte: Paula Cunha Cel: (11) 97664-3797 e Email: gabrielsater@gmail.com. Também estou em todas as redes sociais e no Spotify! youtube.com/GABRIELSATEROFICIAL, instagram.com/GABRIELSATEROFICIAL, facebook.com/ GABRIELSATEROFICIAL e flickr.com/GABRIELSATER."

E quem quiser acompanhar as outras 299 entrevistas, basta clicar AQUI. E eu? Logo mais estarei de volta com uma nova entrevista. Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter no @odiariodebrunaj certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário