terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Bruna Entrevista: 7x01 - Luis Guilherme Souto


Olá, olá... Tudo bom, meus queridos? Então que está na hora de começar mais uma temporada de entrevistas aqui no blog e pra começar bem, chamei um amigo que já esteve fazendo participações aqui no blog, o querido Luis Guilherme Souto. O rapaz agora é formado em publicidade e propaganda e possui seu próprio programa trazendo o melhor das badalações culturais de Minas no "Qual é a Boa?". Vem conferir esse papo bem bacana!

Bruna Jones: Antes de entrar para o mundo da publicidade e propaganda, você chegou a participar de algumas peças de teatro, atuando, dirigindo, produzindo... Você acredita que exercer essas atividades acabou desenvolvendo suas habilidades para a sua atual profissão?
Luis Guilherme Souto: Com certeza, o mundo do teatro trabalha muito com criatividade e comunicação, que são as bases de uma boa publicidade. Toda a facilidade de comunicação e criatividade que eu desenvolvi no teatro me ajudaram e ainda ajudam até hoje nos projetos profissionais em que eu atuo.

Bruna Jones: Do teatro para a publicidade. O que te fez mudar de direção e se formar nesta área? 
Luis Guilherme Souto: Honestamente? Estabilidade. Eu encontrei na comunicação uma forma de exercer minha criatividade e facilidade em me comunicar, me dando empregos mais estáveis do que viver apenas do teatro. E eu não me arrependo, me realizei mesmo, consigo fazer as coisas que eu mais gostava de fazer no teatro em empregos que me deixam mais seguro. É muito difícil viver de arte no nosso país e a publicidade foi uma forma que eu encontrei.


Bruna Jones: Ainda muito jovem, você participou do projeto “6 que Sabem” do Extra! Como foi ter vencido esse concurso concorrendo contra outros 400 adolescentes?
Luis Guilherme Souto: Inacreditável. Hoje em dia eu olho pra trás e percebo que na época (talvez por ser muito novo), eu não tinha dimensão da grandiosidade que aquilo representaria na minha vida posteriormente e o quanto eu estava aprendendo ali. Ter vencido foi um presente, me ensinou a acreditar mais em mim e ver que eu era capaz de coisas que eu achava muito distantes pra mim.

Bruna Jones: O que você aprendeu durante os quatro meses em que esteve no projeto?
Luis Guilherme Souto: Que comunicação/imprensa não é glamour, muita gente acha que esse meio é cercado somente de coisas boas, mas tem que ralar muito duro pra conseguir um lugar ao sol. Eu pensava isso e tive a oportunidade de conhecer a realidade muito novo e escolher minha profissão muito mais sensato e sem grandes vislumbres.

Bruna Jones: Você se inspira em algum publicitário ou até mesmo profissionais de outras áreas?
Luis Guilherme Souto: Não, não me inspiro em ninguém específico, me inspiro em cases a parte. Vejo alguma campanha e/ou ação legal e tento tirar alguma ideia daquilo ali, de forma a levar a inovação sempre a frente.


Bruna Jones: Muita gente acredita que o curso de Publicidade e Propaganda é uma grande festa sem fim. Como foram esses anos para você?
Luis Guilherme Souto: Se tem um coisa que eu posso afirmar com 100% de certeza é que NÃO É UMA FESTA SEM FIM. Foram anos de muito trabalho e dedicação, mesmo. Me deparei com desafios antes inimagináveis, como matérias de exatas, onde eu tive que suar pra passar. Além disso eu trabalhava e estudava, o que aumentava ainda mais o cansaço e desafio. É uma faculdade muito boa por permitir você levar sua criatividade a níveis superiores e a, principalmente, abrir sua mente quanto a questões sociais. Eu me desconstruí muito durante a faculdade, me tornei uma outra pessoa mesmo.

Bruna Jones: Quais são as principais qualidades que uma pessoa precisa ter para conseguir se destacar na área?
Luis Guilherme Souto: O mercado de publicidade é um leque muito aberto, você pode ser atendimento, mídia, planejamento, redator, design, social media, produtor, etc. Você tem que encontrar qual dessas áreas é a sua cara e focar em obter as melhores características para se qualificar nela. Quanto mais especializado você for numa área, melhor.

Bruna Jones: Atualmente você possui um quadro no canal “Vai Ali”. Como surgiu essa oportunidade?
Luis Guilherme Souto: Foi totalmente improvável! Hahaha... O portal abriu um processo seletivo procurando uma pessoa pra apresentar esse programa específico, eu vi, mas achei que não daria muito certo e nem mandei. Na última semana de inscrição, uma amiga veio falar comigo falando que tinha achado a proposta do programa a minha cara e que eu me daria bem, daí eu repensei e ela me convenceu a mandar. Eu quis fazer uma coisa legal, e ia mandar o meu vídeo teste (que devíamos enviar para eles editado e bem bonitinho), mas acabou que deu tudo errado, eu não consegui passar o material bruto pro editor no tempo, quando ele recebeu já não dava mais tempo de ficar pronto e eu entrei em desespero pois era o último dia pra enviar o vídeo. Eu resolvi arriscar, mandei o material bruto, expliquei no e-mail com muita sinceridade o que tinha acontecido e deixei pra lá, achei que eles nem iam olhar devido ao que aconteceu. Porém eles olharam, eu passei pra uma 2ª fase que era uma gravação no estúdio do portal com mais dois concorrentes que passaram, depois eles apresentaram pros sócios do site esse “piloto” que gravamos lá e eles me escolheram. Imagina minha surpresa, né?!


Bruna Jones: Você grava sempre contando as melhores dicas para a diversão do público e certamente deve se divertir também no processo. Como está sendo fazer parte deste projeto?
Luis Guilherme Souto: Tá sendo demais, realmente parece que eu tô brincando e nem trabalhando. A única regra que temos é ser 100% eu, então não temos roteiro nenhum, tudo vai saindo da minha cabeça na hora. Minha criatividade tá sendo desafiada a cada semana pra pensar em coisas novas que cativem o público e o retorno tá sendo bem legal de todo mundo que assiste.

Bruna Jones: Já aconteceu alguma coisa inusitada com você durante alguma gravação?
Luis Guilherme Souto: Em um dos últimos programas que gravei, fizemos numa praça ao ar livre. Tinha um skatista que tava vindo na minha direção e eu estava de costas, só ouvi o barulho se aproximando e achei que seria atropelado. Mas deu certo no final! Hahahaha...

Bruna Jones: Vem novidades por ai?
Luis Guilherme Souto: SIIIIM. Eu tô envolvido num projeto bem grande desde agosto de 2017, se tudo ocorrer como o planejado, nos primeiros meses de 2018 isso vai acontecer. Tão sendo meses de preparação mas vai ser incrível, vou estar realizando um sonho. Acaba que inicialmente é mais focado na cidade onde eu moro, Juiz de Fora – MG, que é há 2h30 do Rio de Janeiro, mas se tudo der certo, vamos crescer muito e Juiz de Fora será pequeno pra gente daqui uns anos.


Bruna Jones: Pode deixar um recado para os leitores e até mesmo para quem pretende seguir carreira na publicidade e propaganda?
Luis Guilherme Souto: Não é fácil mas é muito gratificante. Se é o que você ama, se jogue de cabeça, faça de tudo pra ser o melhor. Desse jeito as oportunidades chegam até você.

Quem quiser continuar acompanhando mais do trabalho dele, basta seguir no Instagram: @stogui ou mandar um E-mail: luisguilhermesouto@gmail.com para contatos profissionais.

E eu? Logo mais estarei de volta com uma nova entrevista. Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter no @odiariodebrunaj certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário