terça-feira, 5 de setembro de 2017

Bruna Entrevista: 6x44 - Sean Cisterna


Olá pessoal, tudo bom? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista aqui no blog, olha que gostoso? E hoje... Hoje nós temos um convidado internacional, estou falando do cineasta Sean Cisterna, que dirigiu e produziu o longa "Kiss & Cry", que aqui no Brasil ficou conhecido como "Beijar & Chorar". Quem me acompanha nas redes sociais, com certeza já me viu indicando o longa e pra quem não viu, espero que aceitem a minha dica após lerem essa entrevista. Vem comigo!

Bruna Jones: Antes da gente conversar sobre "Kiss & Cry", vamos falar um pouco sobre o inicio de sua carreira. Como foi que você acabou sendo atraído pela produção de filmes?
Sean Cisterna: Eu sempre me considerei um artista visual, seja através do desenho ou pintura, mas percebi muito cedo que seria difícil sustentar uma carreira como artista visual sozinho. Eu acabei entendendo que o trabalho no cinema envolve muitas pessoas que se juntam para fazer um filme, e então pensei que minhas chances eram melhores se encontrasse um emprego na indústria.

Bruna Jones: Quais eram as suas inspirações no começo da sua carreira?
Sean Cisterna: Quando eu era adolescente, fiquei inspirado em histórias de cineastas jovens e independentes como Quentin Tarantino, Steven Soderbergh, Robert Rodriguez e Kevin Smith, alcançando sucesso em festivais depois de fazer filmes criativos e de baixo orçamento em seus cartões de crédito. Eles tomaram um salto de fé em si mesmos. Foi um momento realmente inspirador na história do cinema, porque provou que as pessoas comuns poderiam realisticamente fazer um filme sem um estúdio de Hollywood.


Bruna Jones: Quais foram os principais desafios e dificuldades que você encontrou no começo da sua carreira para chegar até aqui?
Sean Cisterna: Primeiro, dinheiro. É sempre dinheiro. Não importa o quão grande ideia ou história é, alguém tem que pagar por isso. Você precisa de uma história excelente para que as pessoas com dinheiro invistam em sua propriedade intelectual. Também foi uma abertura para perceber que você não pode ser apenas um cineasta - você precisa saber um pouco sobre produção e negócios, e mesmo que as pessoas artísticas sejam muitas vezes introvertidas, você precisa ser um pouco extrovertida e montar uma rede com muitas pessoas à medida que você desenvolve a sua carreira.

Bruna Jones: Seus projetos sempre mudam entre o terror, drama e comédia para a família. Como é para você ser capaz de contar diferentes histórias para diversos tipos de publico?
Sean Cisterna: Eu experimentei diferentes gêneros no início da minha carreira, mas fracassei miseravelmente com o horror. Quando eu estava nos meus 20 e poucos anos, fui contratado por um distribuidor de vídeo para fazer uma série de filmes de terror de baixo orçamento, filmado em 4 dias por US $ 10.000 cada, e eles eram simplesmente horríveis! Apenas quando eu me casei e comecei a ter uma família que percebi que adorava contar histórias humanas mais universais.

Bruna Jones: No seu ponto de vista, qual é a parte mais difícil na hora de dirigir um filme?
Sean Cisterna: A parte mais difícil de dirigir um filme é gerenciar a relação entre o tempo e o dinheiro. Você tem uma certa quantidade de cenas que você precisa por dia no set, e se você quer fazer algo único com a câmera, leva tempo. Se você não tiver tempo, você precisa de dinheiro para pagar mais tempo... E se você não consegue gerenciar seu tempo, é menos provável que você obtenha outro emprego direcionando.


Bruna Jones: O seu atual projeto e sucesso, é o filme "Kiss & Cry" que conta a história real da jovem Carley Allison na luta contra o câncer. Como essa incrível história chegou até você?
Sean Cisterna: Eu estava fazendo um filme chamado "Full Out", que está na Netflix neste momento, e uma das atrizes do filme era a Sarah Fisher. Na estréia do filme, Sarah veio até mim e disse: "Se você gosta de filmes inspiradores sobre mulheres poderosas, eu tenho uma história para você". Então, na próxima semana, nos reunimos e Sarah me contou tudo sobre sua amiga Carley, que recentemente faleceu. Fiquei imediatamente fascinado e queria fazer esse filme.

Bruna Jones: Estamos falando aqui de uma história real, qual foi a sua maior preocupação na hora de produzir e direcionar essa história para o público?
Sean Cisterna: Eu não estava tão preocupado com o público em geral, mas queria fazer o filme ao lado da família de Carley. Eu sabia que se sua família apoiasse o projeto, então seria uma história que as audiências abraçariam. Na verdade, a casa onde filmamos o filme é a verdadeira casa de Carley Allison - filmamos na cozinha, na sala de música e no quarto dela. Nós filmamos no mesmo hospital em que foi tratada, filmamos em seu clube de patinação e até mesmo no ensino médio. Todos os locais no filme eram os lugares que Carley Allison vivia sua vida. A família de Carley faz todas as camadas do filme, bem como o namorado, John.

Bruna Jones: Você teve a oportunidade de trabalhar com a atriz Sarah Fisher em dois momentos diferentes. Como foi ter ela como sua protagonista em "Kiss & Cry"?
Sean Cisterna: Sarah era a única escolha para interpretar Carley, pois elas eram melhores amigas da vida real. Sarah sabia intimamente como Carley reagiria em determinadas situações, e então eu dependeria de suas experiências para tirar o desempenho mais realista e poderoso que eu poderia.


Bruna Jones: Atualmente você já está com outro projeto em vista? Algo que você possa adiantar para os fãs?
Sean Cisterna: Eu escolhi dois roteiros, ambas histórias canadenses, que eu quero fazer. Os scripts estão sendo escritos agora. Um é um filme de capacitação para pessoas idosas sobre duas mulheres idosas com demência que roubam um carro e vão em uma viagem a todo o país; O outro é uma história sobre um empresário bem sucedido que misteriosamente deixa tudo para viver numa pequena cidade na Itália rural. Ambos os projetos terão parceiros internacionais, então estou interessado em expandir minhas produções de filmes fora do Canadá.

Bruna Jones: Antes da gente terminar esse pequeno bate papo, você já esteve aqui no Brasil alguma vez? Gostaria de vir nos visitar?
Sean Cisterna: Como diretor, fui convidado para muitos festivais de cinema em todo o mundo, mas infelizmente nunca fui para o Brasil. Mas irei na primeira oportunidade que eu tiver!

E ai? O que vocês acharam? Eu amei e estou esperando todo mundo indo atrás do filme "Beijar e Chorar" para assistir, hein? Mas antes, tem um recadinho, olha só: "Eu quero fazer um filme no Brasil! Tenho o meu coração definido em uma co-produção Brasil-Canadá que estou desenvolvendo. Fui ao MIPCOM em Cannes, França, no ano passado e conheci alguns produtores brasileiros. O Brasil é um país maravilhoso para fazer filmes com - o governo parece muito solidário com a indústria cinematográfica. Assim que houver um script, eu vou entrar em contato com você!"


Vamos continuar acompanhando os trabalhos do Sean, então? Basta clicar AQUI e conferir seu site. No Twitter, Instagram, Facebook e LinkedIn basta procurar por: @seancisterna beleza?

E eu? Logo mais estarei de volta com uma nova entrevista. Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter no @odiariodebrunaj certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário