segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Bruna Entrevista: 5x57 - Janilton Prado


Olá, olá, pessoal... Tudo bom? Então que estamos nos aproximando de mais um final de temporada de entrevistas, mas não se desesperem... Ano que vem vamos ter mais, beleza? E o entrevistado de hoje é uma das pessoas mais divertidas que eu já tive o prazer de conhecer a quase 10 anos atrás no teatro... O meu querido Janilton Prado vem conversar um pouquinho com a gente sobre a sua carreira, querem ver? Vem comigo então!

Bruna Jones: Como você decidiu que gostaria de fazer artes cênicas?
Janilton Prado: O Teatro surgiu na minha vida quando tinha 15 anos, com o tempo fui observando o quanto era importante e dai então, logo quando terminei o ensino médio já estava decidido. Mas muito da influencia foi pelas apresentações realizadas em um grupo amador da cidade.

Bruna Jones: Quais foram as principais dificuldades que você encontrou no inicio da sua carreira?
Janilton Prado: Talvez a maior delas por estar em uma cidade do interior onde o acesso aos bens culturais é muito restrita. Necessidade de mostrar para pessoas o quanto viver de teatro é uma realidade enfrentada por diversas pessoas.


Bruna Jones: Quando e como foi a sua estréia como ator? Qual foi a sensação de atuar pela primeira vez?
Janilton Prado: Minha primeira apresentação em um grupo, para um público maior, foi no espetáculo "Victória Déspota" do antigo grupo Band-Aid aqui em Santa Rita em 1994. O meu personagem foi bem marcante e bem aceito pelo público o que me motivou bastante em continuar. Foi um dos personagens que mais me marcou em todo esse tempo.

Bruna Jones: Você faz diversos trabalhos no teatro. Quais são as características mais importantes para o crescimento de um ator de teatro?
Janilton Prado: O ator precisa antes de tudo de comprometimento com a arte. Não há caminho fácil nessa profissão e o que conta muito é a força de vontade e sempre estar buscando se aprimorar, se profissionalizar. Esse mercado é muito incerto, então quanto mais sério for esse trabalho para você maiores serão suas chances de sucesso. Fazer teatro e entregar-se dia a dia ao seu público.

Bruna Jones: Como é a criação dos seus personagens, onde você busca a inspiração?
Janilton Prado: Cada personagens tem uma história específica. Mas de um modo geral as inspirações surgem do próprio contexto onde a história se passa, referências de pessoas com características semelhantes, enfim, é um apanhado de coisas que no fim se unem para compor o personagem. E muitas das vezes não é definitivo, ele vai mudando ao longo do tempo.


Bruna Jones: Existe algum personagem que você ainda não tenha interpretado e que gostaria muito de fazer?
Janilton Prado: Estou preparando um especial para o próximo ano. Será um rei que se vê de frente com a morte. Com uma carga dramática maior, bem no estilo Shakespeare.

Bruna Jones: Falando em personagem, uma de suas mais famosas é a Kitéria Conka de "As Super Poderosas" como é para você dar vida para essa personagem?
Janilton Prado: Costumo dizer que Kitéria tem vida própria. Foi uma brincadeira que deu certo e tomou proporções que não imaginava quando iniciamos esse trabalho em em meados de 2008. Ela surgiu de uma inspiração quando visitava amigas que moram em São Paulo, o texto veio na cabeça e decidimos montar o espetáculo. Depois acabou que cada personagem foi fazer trabalhos separados e Kitéria está até hoje realizando ações, eventos e programa no rádio.

Bruna Jones: As opiniões do público e da crítica nem sempre coincidem, qual delas você acha mais importante?
Janilton Prado: Eu costumo dizer que o público deve ser priorizado. Nem sempre é possível agradar uma única pessoa quando o assunto é expressão de sentimentos, como no teatro. Nesse caso o mais importante é colocar na balança a reação do público e analisar o que foi bom, o que precisa melhorar.. mas sempre ouvindo a maioria.


Bruna Jones: Quem trabalha com teatro precisa lidar com o grande fator que é a imprevisibilidade. Já aconteceu algo inusitado com você em cena?
Janilton Prado: Várias vezes: cenário caindo, luz que não acende, esquecer o texto... enfim.. é muito normal que sempre aconteça algo que não estava previsto. O legal do teatro é isso, tudo acontecer na hora e de forma única. Faz parte e cada ator precisa saber lidar com isso da melhor forma possível.

Bruna Jones: Hoje em dia está na moda querer fazer humor, porém, não é todo mundo que possui o dom para se manter na carreira. Você tem alguma dica para quem está querendo começar agora?
Janilton Prado: Não comece fazendo humor copiando outros artistas. Procure seu diferencial, seja original e o mais importante: saiba a hora de parar. E isso é o mais difícil.

Bruna Jones: Além dos canais do youtube, outra coisa que faz muito sucesso hoje em dia são os realitys... Você por acaso participaria de algum reality de confinamento?
Janilton Prado: Talvez nessa altura da vida não, mas tudo depende do formato. Já pensei muito, mas hoje não é meu objetivo na carreira.


Bruna Jones: E novidades? O que vem por ai?
Janilton Prado: Para o ano de 2017 estamos preparando novas opções para o Curso de Teatro que terá início em fevereiro e em paralelo preparando a estreia de um novo espetáculo chamado " O Rei e o Sol", ainda sem data para apresentação.

E se você pensa que acabou, ainda tem um recadinho, olha só: "Agradecer demais o pessoal que sempre tem acompanhado nosso trabalho. Saibam que são a peça fundamental dessa engrenagem que hoje se transformou o teatro em nossas vidas. Continuem nos possibilitando essa contato que só nos faz bem."

E se vocês quiserem continuar acompanhando os trabalhos do rapaz, basta seguir no facebook: facebook.com/janiltonprado e para contatos PROFISSIONAIS, basta enviar uma mensagem no whatsapp: (35) 988032515. Beleza?

E eu? Logo mais estarei de volta com uma nova entrevista. Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter no @odiariodebrunaj certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário