quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Bruna Entrevista: 1x37 - Luque Sommer

Então que hoje é o último "Bruna Entrevista", mas calma, sem panico... Ultimo do ano, em 2013 a gente volta! E para encerrar mais uma temporada, achei bem digno e coerente trazer um amigo para falar de uma das atividades mais nobres que eu conheço: escotismo! Para quem não entendeu, vamos falar sobre as atividades que um grupo de escoteiros praticam, divertido né? Então simbora lá ver o que meu querido amigo Luque Sommer tem a dizer, em 5,4,3...

Bruna Jones: Como começou o escotismo no Brasil?
Luque Sommer: O escotismo foi fundado na inglaterra em 1907 pelo tentente-general do exercito ingles Lord Robert Baden Powell (BP). O escotismo no brasil iniciou-se 1909, no rio de janeiro, quando marinheiros do navio Minas Gerais trouxeram esse movimento que haviam conhecido em uma visita a Londres. Porém meses depois esse grupo escoteiro fecheou devido a necessidade dos marinheiros retornarem a atividade no mar. Em 1913 o professor de ginástica alemão Georg Black funda um grupo escoteiro chamado Pfadfinder von Porto Alegre, grupo que existe até hoje e completará 100 anos, e foi rebatizado como Grupo Escoteiro Georg Black em homenagem ao seu fundador.

Bruna Jones: O que faz um escoteiro?
Luque Sommer: São muitas coisas, e que até são dificeis de listar. Mas as principais são a atividade ao ar livre, tecnicas de campismo, civismo, ajudar o próximo, praticar diariamente uma boa ação, moldar o carater. O que os jovens mais gostam é acampar e praticar desafios. Colocar em prova o que aprendem nas atividades de sede. Cada ramo escoteiro tem etapas de crescimento pessoal (carater, emocional, fisico, espiritual, intelectual) e etapas de tecnicas escoteiras. Pra o ramo lobinho (6 aos 10 anos) o grau máximo que o jovem pode chegar é o Cruzeiro do Sul, no ramo escoteiro (11 aos 14) Escoteiro Lis de Ouro, no ramo senior (15 aos 17) Escoteiro da pátria e no ramo pioneiro (18 aos 20) Insignia de BP.

Bruna Jones: Qual é, na sua opinião, a função do escotismo na atualidade?
Luque Sommer: Hoje em dia o escotismo tenta melhorar um pouco a sociedade. Numa sociedade em que a ética e a moral foram esquecidas, tentamos ensinar aos jovens que temos um caminho certo a ser seguido. Claro que isso é muito subjetivo e dificil de ser feito, mas tentamos fazer isso.

Bruna Jones: A partir de qual idade uma criança pode se tornar escoteiro?
Luque Sommer: Normalmente uma criança pode sentrar no movimento escoteiro quando inicia sua alfabetização, mais ou menos aos 6 anos de idade. Com essa idade ela entra como lobinho, ramo com atividades ludicas baseadas na história de mogli: o menino lobo, de Rudyard Kipling.

Bruna Jones: Só crianças são escoteiros ou uma pessoa pode se tornar depois de adulto?
Luque Sommer: Uma pessoa pode se tornar membro do movimento escoteiro com qualquer idade. Ela será inserida de acordo com sua idade no ramo respectivo, quando maior de 21 anos ela entra como membro adulto tornando-se chefe.

Bruna Jones: Como está o escotismo no Brasil? Existe interesse das crianças e adolescentes em participar?
Luque Sommer: Hoje o escotismo no brasil conta com aproximadamente 60000 membros. Com o passar das gerações e o surgimento dos jogos e video-games os jovens pararam de se interessar tanto por atividades físicas e ficam trancados em casa ou shopping. Hoje em dia o numero de jovens que entram é muito menor do que a 10 anos, e o numero de jovens que ficam pouco tempo e saem por não se adaptarem ou quererem ficar em casa é muito grande.

Bruna Jones: Você ve alguma ligação entre o escotismo e o trabalho voluntariado?
Luque Sommer: Mas é claro. O escotismo é um movimento voluntário. Os adultos (chefes, instrutores) são voluntários e não recebem salário, ou recompensa. Todo o escoteiro deve praticar boas ações diárias, o escoteiro deve ajudar o próximo. As tropas escoteiras (subdivisões dos grupos escoteiros) são incentivadas a adotar uma instituição para praticar atividades beneficientes.

Bruna Jones: Um escoteiro está mesmo sempre alerta?
Luque Sommer: O escoteiro deve estar sempre alerta para servir, esse é o lema. Servir o próximo e praticar diariamente uma boa ação. Mas com a geração "ritalina" de hoje é mais complicado (hahahaha). E atualmente temos uma sociedade muito egocentrista e egoista o que coloca um pouco em cheque esse lema. Mas muitos dos membros presentes no movimento estão sim.

Bruna Jones: Qual a sua ligação pessoal com o escotismo?
Luque Sommer: Bah, essa é a pergunta mais fácil de responder. Sou a terceira geração de escoteiros da minha família. Meu avô entrou no movimento aos 6 anos (em 1931) e só saiu quando faleceu em 2004. Ou seja ele utilizou seu uniforme de calças curtas durante 73 anos da sua vida. Minha avó, meus pais, meus tios, meus primos e minha irmã são escoteiros. Meu primeiro acampamento escoteiro foi com 6 meses de idade, mas entrei oficialmente no escotismo em 1994. Posso afirmar com toda certeza que são minha segunda família, meus melhores amigos estão lá. Ja fui Lobinho Cruzeiro do Sul, Escoteiro Lis de Ouro, Senior Escoteiro da pátria e Pioneiro Insignia de BP. Hoje com 24 anos sou chefe e tento repassar para os jovens tudo que meus chefes me passaram com tanta dedicação.

Bruna Jones: Deixe contatos para quem quiser saber mais sobre esta area!
Luque Sommer: Qualquer um que esteja interessado em conhecer mais sobre o escotismo pode pesquisar na wikipidia, por escotismo, baden powell, escotismo no brasil, ou entrar no site da União dos Escoteiros do Brasil (www.escoteiros.org) e pesquisar mais. Lá tu pode encontrar história e onde tu pode achar um grupo escoteiro perto da tua casa. Ou pode me mandar uma msg no facebook Luque Sommer.

E ai? Curtiram? Espero que sim, essa foi uma das melhores entrevistas já realizada pelo blog, bastante informação util, não é mesmo? Que tal nesse ano novo que se inicia, a gente começar a pensar em fazer a diferença também? Luque deu a deixa, entre no site e verifique o que voce pode estar fazendo na s4a cidade! Ano que vem em volto com mais entrevistas, enquanto isso podem me acompanhar no twitter também clicando aqui ou podem conferir a página oficial clicando aqui. Semana que vem tem mais entrevistas, fiquem no aguardo. Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário