quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Bruna Entrevista: 1x19 - Abner Costa


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? E o nosso convidado de hoje é um querido amigo músico, o Abner Costa. Ele aceitou vir compartilhar um pouco da sua história profissional com a gente, vem conferir! 

Bruna Jones: Antes da gente começar a entrevista, vamos ao inicio: Quem é Abner Costa? Como surgiu a ideia de criar a banda "Abner Costa Trio"? 
Abner Costa: Sou um cara simples nascido em Rondônia, porém Paranaense de criação e coração. Músico, professor, estudante, aprendiz de Luthier na empresa Luthier Pro Assistência Técnica em Instrumentos Musicais de Umuarama no Paraná, local onde eu e meu baixista e sócio, Fabrício Faneco, tocamos um negócio. A banda surgiu da vontade em ter uma banda só de Blues e também a partir do momento em que decido assumir os vocais.

Bruna Jones: Você deve ter um grande bluesman como ídolo, não é mesmo? Em quem você se espelha?
Abner Costa: Hoje é difícil eleger um bluesman como principal ídolo, pois são tantas vertentes e tantos heróis que se torna praticamente impossível citar um, mas pra resumir vou de B.B. King e Stevie Ray Vaughan que foram responsáveis pelo inicio de toda a história.


Bruna Jones: Quando você começou a se envolver com o blues?
Abner Costa: Iniciei os estudos com violão aos 11 anos, mas só descobri o blues aos 14 anos em 2000 quando ganhei minha primeira guitarra. Comecei a ouvir e comprar cds de blues pela indicação de um amigo. Naquela época eu não conhecia muita coisa e ouvi falar que blues era bom então fui pra cima. Comprei um cd de coletânea do B.B. King. Foi paixão a primeira ouvida! rs...

Bruna Jones: Sabemos que vida de músico não é fácil, você já conseguiu se estabilizar somente com a música?
Abner Costa: Não diretamente. Além dos shows eu dou aulas e tenho uma empresa que vende acessórios e presta assistência técnica em instrumentos musicais.

Bruna Jones: Umuarama tem uma cena relevante de blues? O que é preciso para difundi-la?
Abner Costa: A única banda de blues da cidade, atualmente, é a nossa. Umuarama já teve algumas bandas e músicos de blues, mas a maioria não mora mais aqui devido à região interior não ser muito propícia pro estilo. Embora a cidade seja, na maior parte, voltada pro sertanejo existe sim um público grande e fiel que sempre está presente em eventos e shows pela cidade. O que pode ser feito já esta sendo feito que é um programa de rádio voltado só pro Blues, com meu grande amigo Luís Felipe no comando e também o apoio de empresas como Uvel e Zaeli proporcionando eventos que tem trazido grandes nomes do Blues nacional pra cá. Isso tem fortalecido os laços do estilo na cidade e tem colocado Umuarama na rota de artistas do gênero.


Bruna Jones: A indústria fonográfica acabou mudando bastante nos últimos anos com o avanço da internet no Brasil. Quais são os pontos negativos e positivos dessa nova forma de exposição?
Abner Costa: Pra nós que ainda não temos um trabalho gravado em estúdio, a internet tem sido uma grande ferramenta de divulgação. Acredito que a internet vem a somar na vida do artista quando o trabalho é realmente bom!

Bruna Jones: Como você vê o mercado de blues no Brasil?
Abner Costa: Pelo que acompanho em internet, o único canal em que o blues tem se propagado, há uma grande quantidade de artistas tocando em diversos bares, mas apenas em grandes capitais como São Paulo, Curitiba, Porto Alegre. O blues no Brasil ainda é um estilo pra poucos, mas esses poucos são fiéis, vão aos shows, compram cds dvds etc. Isso não deixa, e acredito que não deixará o blues morrer no nosso país.

Bruna Jones: Olhando agora para o seu futuro, o que você tem em mente pra sua carreira?
Abner Costa: Quanto ao futuro pretendo gravar algo legal em estúdio, quem sabe algumas versões de clássicos ou até mesmo som próprio, mas nossa maior intenção é percorrer o Paraná e até mesmo outros estados do Brasil divulgando o blues e suas várias faces.


Bruna Jones: Eu sei que são muitos discos que já rodaram na sua vitrola, mas, você poderia citar cinco discos que todo mundo deveria correr atrás e ouvir?
Abner Costa: (1) B.B. King – King of the Blues (1960), (2) B.B. King and Eric Clapton – Riding with the King, (3) Nuno Mindelis – Blues on the Outside, (4) Stevie Ray Vaughan – Live at Carnegie Hall, (5) Muddy Waters, Johnny Winter & James Cotton – Breakin’ it Up, Breakin’ it Down.

Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E se vocês quiserem continuar acompanhando o trabalho dele, basta conferir o seu canal no YouTube AQUI ou conferir as redes sociais, no Facebook é só procurar por Abner Costa e no Twitter é @AbnerBlues. Para contatos profissionais, basta enviar uma mensagem para (44) 9830-8822, combinado?

Espero que vocês tenham gostado, em breve eu volto com mais! Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter e instagram no @odiariodebrunaj certo?

Um comentário:

  1. O Abner toca muito bem e vai longe, pois é um cara centrado no que quer e está definindo bem o seu estilo, sem medo de experimentar.

    ResponderExcluir